Pesca do Bacalhau é Sazonal e o Consumo também!


Pesca do Bacalhau é sazonal, tal como o consumo, mas infelizmente não são coincidentes.

A pesca do bacalhau é uma actividade sazonal, sendo que a maioria do peixe é pescado entre Janeiro e a Abril. Esta sazonalidade está relacionada com os ciclos migratórios do bacalhau, e estes influenciam a pesca do bacalhau.

Todos os anos são estabelecidas quotas para a pesca do bacalhau, cada barco tem uma quantidade que pode pescar, quando a pesca do bacalhau é totalmente conseguida, os barcos então passam a pescar outras espécies. Ou seja, de uma forma simplificada, cada barco de pesca tem uma quota por cada espécie autorizada.

Quando referimos que a pesca do bacalhau é sazonal, é devido ao momento em que o bacalhau se aproxima mais da costa e fica ao alcance dos barcos costeiros. Existe pesca do bacalhau todo o ano, mas bacalhau processado a partir de peixe fresco, apresenta-se com melhor qualidade e quantidade nos primeiros meses do ano.

Após este período, os barcos de longo alcance com congelação abordo, operam em regiões onde o bacalhau se encontra. Contudo, durante o ano, como todas as espécies, o bacalhau tem um ciclo de vida e de reprodução e o seu estado vai alterando significativamente.

Embora no passado, a pesca do bacalhau, foi algo crítica para a espécie, após vários anos de controlo das quotas, é hoje pescado a níveis muito altos, sendo que a espécie gadus morhua, está salvaguardada face à sustentabilidade.

As quotas de pesca para 2015, reduziram 10% face a 2014, estando este ano nas 894 toneladas, para a zona do mar de Barents, quota conjunta negociada entre a Noruega e a Rússia. Prevê-se, um ligeiro decréscimo para os próximos dois anos, embora somente na segunda metade de 2015, se saberá os valores das quotas para o ano seguinte. Mas a base das decisões dobre quotas, têm nos últimos anos, seguido as recomendações dadas pelos dados científicos reportados.

Quando muitas vezes aparece que o skrei (bacalhau fresco) somente está disponível nos meses de Janeiro a Abril, na realidade, coincide com a sazonalidade das pescas de bacalhau.Pesca do Bacalhau

Para a Northern Fish, a sazonalidade das pescas por vezes causa dificuldades de fornecimento em determinados períodos do ano, contudo, com recurso a armazenagem e períodos de maturação mais longos, temos obviado alguns problemas de fornecimento.

Após o período de pesca de bacalhau, as unidades de processamento ficam com stocks de bacalhau salgado verde, os quais são gradualmente encaminhados para os mercados. Assim, durante os meses de Abril. Maio e Junho, é relativamente fácil de obter bacalhau salgado verde processado a partir de peixe fresco. Após, este período, há alguma escassez de quantidades, e uma tendência para preços mais elevados.

O melhor bacalhau é sem dúvida um bacalhau processado a partir de peixe fresco, bem maturado, conhecendo o circuito, é mais fácil de obtê-lo, embora por vezes, seja difícil devido a incrementos extraordinários na procura. A época de Natal é algo perturbante no ciclo para procura e oferta de bacalhau, basta termos em conta que em Portugal 30% das vendas de bacalhau coincidem com os últimos 2 meses do ano. Ou seja, em poucas semanas ( 7 semanas), 30% do valor anual é vendido, como consequência, é dos períodos mais importantes para o sector e decisivos para o sucesso dos operadores.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.