Como demolhar bacalhau é algo importante para quem acabou de comprar um excelente bacalhau salgado seco. Durante o período de verão é necessário ter muito cuidado ao demolhar bacalhau, poderá ficar com “odor intenso”. Contudo, iremos ajudá-lo a demolhar o seu bacalhau com qualidade e ao ponto de sal. Verá que é fácil e simples!
Como demolhar bacalhau passo a passo
A demolha do peixe salgado seco, aplica-se a todas as espécies. Todo o peixe salgado tem que ser demolhado antes de ser utilizado na cozinha. O excesso de sal para além de estragar o seu apetitoso cozinhado, também não é muito saudável. Daí ser de extrema importância a correta demolha do bacalhau.
O bacalhau salgado seco ou outro peixe salgado seco, terá que ser cortado antes de ser demolhado. Aconselha-se um corte onde os pedaços sejam uniformes em termos de espessura. Ou seja, o corte com aproveitamento do lombo é o mais indicado. Isto porque, a demolha será mais homogénea em toda a peça. A demolha ocorre mais rápida nas peças finas do que nas grossas.
Prepare alguns utensílios para a demolha, como por exemplo:
- Um recipiente suficiente grande para colocar o bacalhau cortado e colocar um bom volume de água. Procure um recipiente no mínimo o dobro do volume do bacalhau que pretende demolhar;
- Gelo em quantidade para as várias mudas de água. Uma sugestão, utilize duas ou mais garrafas de plástico vazia. Coloque água e congele.
Demolhar bacalhau : como fazer?
Comece por passar por água o bacalhau retirando o sal que se encontra à superfície, assim, a água inicial não ficará logo saturada. De seguida coloque o bacalhau com a pele para cima dentro do recipiente. Coloque água fria, quanto mais melhor. Coloque gelo, ou a garrafa com gelo.
A temperatura ideal da água para a demolha de bacalhau é de +2ºC. Se for oportuno, coloque o recipiente dentro do frigorífico durante todo o período de demolha. Embora devido à dimensão dos recipientes e à quantidade de bacalhau a demolhar, isto nem sempre é possível.
Um bacalhau que seja demolhado em água tépida, adquire um odor bastante desagradável. Não é prejudicial à saúde, mas é algo que devemos evitar, pois o odor irá permanecer até depois de cozinhado. A importância da temperatura da água é obrigatória para quem quer demolhar bacalhau.
Como demolhar bacalhau ao ponto de sal? Aqui é outro pormenor que merece a vossa atenção! A água tem um nível de saturação provocada pelo sal bastante baixa. Daí que a troca de água é aconselhável com a maior frequência possível, sendo 12 em 12 horas aceitável. Quanto mais frequente a muda de água, e quanto maior a quantidade de água, mais célere será a demolha.
Para auxiliar iremos dar alguns números indicativos. Contudo, com a prática irá gradualmente aperceber-se dos pontos de sal que melhor se adaptam a si e aos seus cozinhados.
Tempo para demolhar:
- Caras e desfiado de bacalhau: 12 horas
- Bacalhau e outras espécies: pedaços finos (rabos, badanas, e postas ou lombos finos) 24 horas
- Bacalhau e outras espécies: pedaços médios (badanas de peixe grande, e postas ou lombos médios) 36 horas
- Bacalhau e outras espécies: postas ou lombos grandes 48 horas
- Bacalhau e outras espécies: postas ou lombos jumbo 72 horas
Estamos ao vosso dispor para algum esclarecimento adicional sobre como demolhar bacalhau.
O bacalhau é o unico produto que só os portugueses sabem tirar o melhor partido. É uma pena não andar mais salvaguardado de vigarices, que muitas vezes não deixam o Português desfrutar do melhor que tem. A maior dificuldade hoje em dia é ter acesso a uma matéria-prima de qualidade. E a maior desilusão, é a maioria dos portugueses, estragarem um produto bom, por não saberem manuseá-lo da melhor maneira. Este vosso comentário é a escola essencial, para a aprendizagem do demolhar o bacalhau. A maioria das pessoas mais antigas,
adquiriam estes saberes, através da experiência. O que admira é a camada jovem, com acessos de aprendizagem, facilitado, a Internet, não se quererem dar ao trabalho de aprenderem.Mas, o problema não passa só pelo demolhar, a maior parte dos jovens, não sabem, que noutros tempos, até era proíbido vender bacalhau salgado nos meses de maior calor. Nos dias de hoje, com as condições de frio a que temos acesso, já não se compreende esta proíbição. Mas acontece que a maior parte das pessoas, pensa que o bacalhau, por sofrer, todos aqueles tratamentos(salga,secagem,etc), fica preparado para todas as advercidades.Esquecendo-se que o calor é o pior inimigo do bacalhau.O calor coze o bacalhau, e um bacalhau cozido pelo calor, nunca mais presta, vai para agua para demolhar, começa logo a cheirar mal e as postas começam logo a desfazer-se.Uma maneira, para se ver se um bacalhau já está cozido, no ponto de venda, é passar os dedos pela pele do bacalhau, se a pele vier agarrada aos dedos, o bacalhau está cozido e nunca mais presta. Há várias situações, que podem levar o bacalhau a cozer com o calor.Uma delas, é logo na secagem,outra é no ponto de venda e a pior,e esta é da responbalidade do consumidor, que é, ir comprar um bacalhau num dia de calor, espetar com ele dentro de um carro, andar com ele no carro, ir tratar de assuntos, aquase que tanto faz deixar o carro ao sol ou à sombra. quando chegar a casa pode-o pôr no prato e comê-lo, que ele já vai cuzidinho, é pena não ter tido tempo de lhe ter tirado o sal. O bacalhau não estando na temperatura adequada, nem só coze, como também ganha micro-organismos,que o estragam. Muitas coisas, mais técnicas, ficam por dizer.Obrigado!
Bem haja, muito gratos pelo seu contributo.