Bacalhau Portugal


Associar Bacalhau Portugal é algo fácil para qualquer pessoa que viva ou que tenha visitado Portugal. Contudo, Bacalhau Portugal em termos práticos está bastante distante do que possamos pensar.

O bacalhau de Portugal não existe! É duro saber, mas a realidade é mesmo esta. O bacalhau que consumimos em Portugal é maioritariamente importado, a quota de pesca de bacalhau é uma pequena parte do total do consumo. Em termos de bacalhau Portugal ainda é o maior consumidor do mundo.

Não querendo entrar muito na descrição histórica, o bacalhau é algo que os Portugueses adoptaram e generalizaram como seu. Mas, a pesca do bacalhau sempre foi uma pesca longínqua, ora nas zonas próximas do Canadá, ora no mar da Noruega, ora no mar de Barents.bacalhau portugal

Em termos práticos, a indústria de bacalhau em Portugal, está dependente de vários países que de forma regular pescam bacalhau, e estamos a falar da Noruega, Rússia, Islândia, Ilhas Faroé, entre outros. Estes fornecem a matéria-prima (bacalhau) em estados mais ou menos evoluídos em termos de cadeia de valor, conforme os casos em particular. Mas de uma forma geral, em Portugal o bacalhau é valorizado pela indústria Portuguesa até um máximo de 50% aproximadamente. Sendo que em casos onde o mesmo já chega seco e embalado a Portugal, o valor acrescentado pela indústria Portuguesa é praticamente nulo.

O bacalhau Portugal chega principalmente em três formas: congelado, salgado verde e salgado seco. A maioria do bacalhau que chega a Portugal congelado tem origem Russa ou Norueguesa. Obviamente que quando me refiro a bacalhau estou somente a falar na espécie Gadus morhua. Em termos de bacalhau salgado verde, este chega maioritariamente da Noruega e da Islândia. O bacalhau salgado seco, é o produto que a indústria Portuguesa produz em maior quantidade, e também há vários anos tem sido fornecido já neste estado pelos produtores Noruegueses.

O bacalhau em Portugal, tem ligações de índole histórica com a Gafanha da Nazaré, que se encontra no distrito de Aveiro. Existe neste concelho um aglomerado de empresas que se dedicam em exclusivo ao bacalhau.

Associar bacalhau Portugal é algo natural, na verdade, o verdadeiro bacalhau sempre foi o que temos feito em Portugal, onde todo o processo de cura e secagem é feito como antigamente. Infelizmente, a evolução tecnológica, tem proporcionado atalhos produtivos e que muitas vezes prejudicam a qualidade do bacalhau. Mas ainda encontramos vários produtores, e no caso a Northern Fish, que tem garantido com o seu bacalhau que Portugal continue a saborear o melhor da tradição.

A utilização de bacalhau salgado verde como matéria-prima assegura a maior frescura do peixe. Logo após a sua pesca, o peixe fresco é imediatamente escalado e salgado. Não sofrendo qualquer congelação deste a origem até si. Somente com matéria-prima de qualidade consegue-se produtos de excelência, e a Northern Fish, seleciona a melhor matéria-prima.bacalhau de portugal

Bacalhau Portugal estarão para sempre unidos, o bacalhau é parte de ser Português. A Northern Fish, aproveita as suas raízes Norueguesas para obter o melhor peixe, em Portugal curamos e secamos o peixe como o Português gosta. Não existe outra forma sustentável de ver o futuro do bacalhau em Portugal, sem haver uma relação com os países que pescam o bacalhau. Para nós no Norte da Noruega, lá bem longe, onde as águas gélidas do mar da Noruega, batem nos cais das nossas fábricas, obtemos a frescura e qualidade essencial para que o Bacalhau Northern Fish chegue até si com a qualidade que você merece e deseja!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.