Existem vários tipos de bacalhau
Embora em Portugal aparecem nos lugares mais comuns somente algumas espécies, a verdade é que existem muitos tipos de bacalhau. Em termos genéricos o bacalhau pertence à família Gadus. Contudo, acredito que o leitor neste momento deve estar um pouco confuso quando falamos de vários tipos de bacalhau. Uma coisa é certa, o bacalhau “verdadeiro” como o conhecemos é o da espécie Gadus morhua. Ou seja, na realidade, não existe um peixe bacalhau, mas um conjunto de espécies que em si são vários tipos de bacalhau.
Mas para poder simplificar, iremos falar sobre as espécies mais comuns que encontramos salgados e secos como o bacalhau. Em diversos países o bacalhau vai muito para além do que conhecemos. Por exemplo no Brasil, existe o bacalhau, que incorpora a espécie Gadus morhua e a Gadus macrocephalus. Depois existem um conjunto de peixes tipo bacalhau, onde podemos encontrar o Pollachius virens, o Theragra chalcogramma, o Molva molva, o Brosme brosme, e o Melanogrammus aeglefinus entre outros.
O verdadeiro bacalhau, é o rei, dentro dos tipos de bacalhau, este título pertence ao Gadus morhua. Este tem origem no Atlântico Nordeste e é pescado na zona FAO 27. Sendo os peixes mais nobres pescados na Noruega e na Islândia. O Bacalhau da Noruega salgado a partir de peixe fresco é o ideal para quem quer qualidade, sabor e textura. Este Bacalhau poderá também aparecer identificado como Bacalhau do Atlântico.
Gadus morhua é o verdadeiro bacalhau
Encontra-se com alguma frequência tanto em Portugal como no Brasil, bacalhau do pacífico, o vulgo Gadus macrocephalus. Um peixe de menor qualidade, embora de carnal mais branco que o bacalhau do Atlântico. O seu sabor e textura é diferente do que estamos habituados. O bacalhau do pacífico, teve uns anos de bom consumo fruto do seu preço baixo comparativamente. Nos últimos anos a tendência de preços inverteu, e em Portugal já não aparece com tanta frequência no ponto de venda.
O Theragra chalcogramma, um parente bastante mais económico do bacalhau é o primeiro entre os peixes tipos de bacalhau. É mais conhecido como paloco, sendo que o mesmo é pescado no Oceano Pacífico junto ao Alasca, ou nas costas da Rússia e China. É um peixe de tamanho pequeno, e aparece normalmente no formato de migas, como substituto às migas de bacalhau. É fácil de encontrar nos supermercados, a maioria importado da China, com uma variabilidade enorme em termos de qualidade. Os desfiados de paloco, em Portugal aparecem com frequência, mal identificados em termos de rotulagem- Muito é vendido como paloco do Alaska, pescado na zona FAO 67, sendo que são importados da China, sendo maioritariamente pescados na FAO 61.
O Pollachius virens tem muitos nomes porque é denominado nos mercados Internacionais, como paloco do Atlântico. Assim, escamudo escuro, saithe, makayabu, são alguns dos nomes mais conhecidos. É um peixe consumido em muitos países menos ricos, devido ao seu valor nutricional e ao seu sabor. Também é um peixe salgado que resiste bem a altas temperaturas. Este peixe tipo bacalhau tem um consumo muito alargado, já não é tão económico como já foi no passado.
Ling, Zarbo, e Arinca são peixes com carnal branco
O Molva molva, ling para o mercado, é um peixe tipo bacalhau, de carnal branco. Muito consumido no Brasil e no mercado Espanhol.
O zarbo, ou Brosme brosme, é um peixe tipo bacalhau que praticamente desapareceu do mercado Português. No Brasil e em África tem sido muito apreciado. Com o aumento de preços do bacalhau estas espécies de peixe tipo bacalhau irão ser opções de consumo devido aos preços mais económicos.
A arinca, ou melanogrammus aeglefinus, é um peixe, como o zarbo, que já teve um papel mais importante no mercado Português, hoje é difícil de encontrar.
Os diferentes tipos de bacalhau têm uma coisa em comum, são todos peixes de águas geladas, de carnal branco e com níveis de gordura baixos. Assim, a salga e secagem tem menos tendência de oxidar e os produtos têm uma durabilidade muito grande face à sua exposição a temperatura. E o sabor e textura única que a cura por sal lhe atribui é algo muito apreciado por várias culturas por todo o mundo.