Preços do Bacalhau Dezembro 2014


Na Noruega os preços do bacalhau são estabelecidos entre os pescadores e a indústria de transformação de bacalhau, sendo que nem sempre é um processo negocial fácil, entre eles definem o preço mínimo a pagar aos pescadores pelas chegadas de peixe.

Foi acordado entre a indústria Norueguesa e os pescadores na passada terça-feira dia 16 de Dezembro de 2014 o aumento de preços de bacalhau à saída de água. Ou seja, o preço que as unidades de processamento na Noruega irão pagar aos pescadores por quilograma de peixe pescado.

Este aumento já era esperado, e vem na sequência de outros aumentos anteriores, com a descida das quotas pesqueiras para o próximo ano era de alguma forma esperado que os preços do bacalhau pudessem subir.

A subida dos preços do bacalhau não foi uniforme, os tamanhos maiores sofreram um aumento maior, sendo que neste momento os preços são:

Bacalhau 6,0 kg\+ 16,00 Nok

Bacalhau 2,5 a 6,0 kg  13,50 Nok

Bacalhau 1,0 a 2,5 kg  11,75 Nok

Bacalhau 1,0 kg\- 10,00 Nok

Este aumento do preço do bacalhau significa em termos directos impactos no preço do bacalhau salgado verde na ordem dos 0,20 Eur/kg e no bacalhau salgado seco de 0,30 Eur/kg.

Contudo, haverá que ter em conta outro factor não menos importante, a coroa Norueguesa tem desvalorizado significativamente nas últimas semanas, o que poderá, caso se mantenha a estes níveis, uma melhoria de preço na compra, visto que as importações da Noruega ficam mais favorecidas. Mas o efeito cambial favorável, poderá estar intimamente ligada à conjuntura Internacional e não ser consistente dentro de alguns meses.

A redução de quota de pesca de bacalhau, bem como o incremento de consumo de bacalhau fresco, irá também ter um efeito altista nos preços de bacalhau para 2015.

Portanto há que ter em conta todas as vertentes, mas em geral é expectável que os preços do bacalhau em 2015 se mantenham aos níveis actuais, ou possa mesmo ter uma tendência de subida.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.