Skrei, o que é?


Skrei é como é referido nos meios de comunicação social, bacalhau fresco. Contudo tem uma particularidade a sua origem é Norueguesa.

O mar de Barents possui os maiores estoques de bacalhau no mundo. O Skrei é um bacalhau fresco pescado no período que vai de Janeiro a Abril, quando o bacalhau se aproxima da costa Norueguesa para desovar. Quando o bacalhau atinge a maturidade o processo de desova é algo que ocorre sazonalmente. O peixe passa os meses de inverno a migrar para junto da costa da Noruega.

A excelência deste bacalhau fresco somente é reconhecida quando o mesmo se encontra no seu auge de vida. Esta qualidade é devidamente certificada pelos operadores autorizados e credenciados. Somente peixe de excelente qualidade poderá ostentar a marca Skrei.

Skrei, advém da palavra Skrida que significa caminhar ou vaguear! Skrei

Um peixe para ser considerado Skrei, com a devida certificação, tem que ser da espécie gadus morhua, ter maturidade e ser de excelente qualidade. Tem que ser capturado e embalado em gelo num período inferior a 12H. O Skrei é então mantido em gelo a uma temperatura entre os 0ºC e os +4ºC.

O Skrei inteiro, deve ter no dorsal etiqueta a certificar o produto. Somente produtores credenciados poderão selecionar e comercializar este produto. Tem origem norueguesa, deriva da palavra skrida que significa caminhar ou vaguear. Este nome tem origem na trajetória que o peixe faz entre o seu habitat natural, o mar de Barents e a costa da Norueguesa.

O Skrei distingue-se pela sua aparência face ao outro bacalhau, é mais comprido e a sua pele têm uma coloração mais clara. É um peixe que migra por longas distâncias e passa a sua adolescência no mar de Barents. O bacalhau da costa é menos ativo, tem uma tendência para ter uma cabeça de maior dimensão quando comparado com o tamanho do corpo.

O Skrei, apresenta um carnal firme e uma brancura excecional. Fruto da alimentação e do seu esforço migratório, bem como do seu habitat natural o mar de Barents, cujas águas gélidas contribuem decisivamente para a qualidade do peixe.

A Northern Fish comercializa peixe fresco para utilização industrial. O seu bacalhau salgado verde é hoje utilizado por vários operadores em Portugal, Espanha e França.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.