Preço do Bacalhau


Houve há poucos meses atrás a inversão na tendência do preço do bacalhau. Para quem não segue de perto este mercado, as quotas pesqueiras têm um impacto enorme na evolução dos preços, embora no mercado de retalho são os maiores operadores que estipulam preços e promoções, mas na generalidade todos seguem a tendência definida pelas disponibilidades de pescado.

Preços do BacalhauAs quotas de pesca têm muita influência no preço do bacalhau.

As quotas mais importantes no que toca ao bacalhau são as que são definidas entre as autoridades Russas e Norueguesas relativas ao Mar de Barents. Normalmente as autoridades oficiais tomam decisões com base nos estudos feitos por uma entidade a ICES.

A ICES emite em meados de Junho um parecer sobre as quotas para o ano seguinte, de bacalhau, arinca e saithe, para além de outras espécies. E com base neste parecer as entidades regulam as quantidades a pescar no ano seguinte.

As autoridades normalmente estabelecem durante os meses de Setembro ou Outubro as quotas pesqueiras para o ano seguinte, sendo que normalmente estes valores estão em linha com o parecer da ICES.

Para 2015, houve um decréscimo da quota em 10% para o bacalhau, o que implicou um aumento do preço do bacalhau, somente de 2014 para 2015 tivemos um aumento de preço próximo dos 30%. E isto também se verificou ao nível do consumidor final, em 2014 o crescido poderia ser adquirido fora das épocas de promoção a 4,99 Eur/kg, 5,29 Eur/kg, quando hoje, Junho de 2015, 6,39 euros por kg, 6,99 euros por kg.

Para 2016, incluindo o Natal de 2015, não podemos esperar baixas de preços. NO dia 12 de Junho de 2015 a ICES, confirmou um parece onde sugere uma nova descida na quota do bacalhau para 2016, significa, que em Setembro ou Outubro quando as autoridades Russas e Norueguesas se sentarem à mesa para definirem as quotas de pesca para 2016, irão seguir o parece, como em anos anteriores. Isto significa para 2016 uma nova quebra na quota de 10%.

Para quem ópera no mercado do bacalhau, tem sentido uma quebra significativa nas quantidades disponíveis, inclusive de alguns tamanhos é muito difícil obter grandes quantidades. Com a crescente procura de bacalhau pelo mercado de peixe fresco, onde se inclui a indústria de filetes, a quantidade de bacalhau disponível para salgar é cada vez menor. O que tem provado o aumento significativo do preço do bacalhau.

Em resumo, a tendência do preço do bacalhau é de aumento, tanto para o final de 2015 como para 2016, sendo que no final de 2015 o aumento do preço do bacalhau será pela procura, e em 2016, nos primeiros meses, será pela escassez de oferta.