Makayabu autêntico sabor Africano 2


O produto que temos em enfoque esta semana é o peixe Makayabu. O Makayabu é o termo pelo qual este peixe salgado seco é chamado nos seus mercados de consumo. É no mercado Africano que há tradição no seu consumo, tanto em Angola como junto às margens do Rio Congo. Podemos até afirmar que o makayabu é um peixe africano, dadas as raízes que tem na cultura local.

Este peixe salgado seco é da espécie pollachius virens. Nos mercados internacionais este peixe é por vezes chamado por saithe, colin noire, escamudo escuro, fogonero, carbonero. Contudo, o makayabu tem uma particularidade, o seu corte inclui a espinha dorsal. Um corte típico comercializado nos mercados Africanos. A inclusão da espinha dorsal na sua totalidade, faz com que seja um produto económico.

Este peixe tem um sabor característico, é muito apreciado pelos povos ao longo do Rio Congo e não só. O seu carnal tem um maior índice de gordura quando comparado com outros peixes salgados. Consequentemente transmite aos pratos onde o mesmo é parte um sabor tradicional único.

Sendo um peixe normalmente vendido no mercado informal de África. O mercado procura peixe de tamanho pequeno, pois embora ele seja vendido à caixa ou ao kg, no mercado local ele é vendido à unidade. Assim, quanto mais unidades melhor rendimento em termos de venda no mercado informal.

Makayabu o autêntico sabor de África!  by Northern Fish

Escamudo (Makayabu)

Escamudo (Makayabu)

O peixe salgado seco com destino ao mercado Africano costuma ter uma cura de sal apropriada. O clima tropical exige alguns cuidados na secagem e cura do peixe para que o mesmo possa ter uma durabilidade aceitável.

No caso, a Northern Fish oferece vários formatos de embalamento para este produto. O mais comum para o mercado Africano é a caixa de cartão de 9 kg. A nossa gama também inclui caixas de 3,5 kg, 4 kg e 8 kg.

Em termos de classificação do peixe, o makayabu é vendido para África pela maioria dos produtores com o tamanho 25-40cm, a Northern Fish oferece dois produtos o 31/70 e o 21/30. Desta forma conseguimos adaptar os tamanhos de forma correta às necessidades dos nossos clientes.

Da Noruega com qualidade e frescura: o peixe makayabu salgado seco.

O nosso makayabu é produzido a partir de peixe fresco selvagem que chega à nossa unidade em Skjervoy diretamente do barco de pesca, o mesmo é escalado e salgado localmente. Após o ciclo da salmoura o peixe passa várias semanas em sal de modo a obter a cura apropriada. Depois, em Portugal, a Northern Fish ou comercializa em salgado verde, ou procede junto de operadores locais à secagem e embalamento. Sendo a nossa origem certificada MSC, garantimos com facilidade todo o circuito desde o mar até à sua casa, apostamos nas melhores práticas de modo a salvaguardar a sustentabilidade dos Oceanos.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 thoughts on “Makayabu autêntico sabor Africano

  • Augusto Fernandes

    boa noite, sendo consumidor e vendedor do peixe seco Makayabu , que é autentico sabor Africano, venho solicitar a vossa informação , como vocês vende um contentor de 20pes , quantas caixas contem de peixe seco , quanto é o custo de transportação ate ao porto de Luanda-Angola. Por favor preciso de uma informação clara , porque pretendo deslocar para la onde estão, obrigada.