Demolhar Bacalhau | Como demolhar bacalhau | Como demolhar caras de bacalhau


Como Demolhar Bacalhau, de modo a tirar o sal do Bacalhau?

Como tirar o sal do bacalhau? É simples, basta demolhar bacalhau seguindo os passos que iremos enumerar aqui. Sugerimos que leia atentamente toda a informação de como demolhar bacalhau. Assim irá poder retirar o sal do bacalhau deixando-o no ponto de sal que pretende.

Como demolhar caras de bacalhau? Existe muitos leitores do nosso blog que procuram demolhar caras de bacalhau, no final deste artigo poderá encontrar alguma informação específica sobre como demolhar caras de bacalhau?

Antes de começar a demolhar bacalhau, é importante saber que, o peixe para obter a salinidade que tem sofreu vários tipos de cura, sendo a principal a fase do salmoura. É habitual, em bacalhau salgado seco, um conteúdo de sal acima dos 16%, embora cada peixe tem características próprias, a quantidade de sal que possui é de uma forma geral uniforme.

Deve, para obter uma demolha de bacalhau mais perfeita e controlada, dividir as postas por espessura, as postas mais grossas demorarão mais tempo a dessalgar o bacalhau, as mais finas serão as mais rápidas de dessalgar. São nestes pormenores que estão os segredos de como demolhar bacalhau, pois é importante tirar o sal do bacalhau, deixando-o no ponto.

Como demolhar Bacalhau

Demolhar bacalhau é simples, requer algum cuidado, é económico e vale a pena

O primeiro passo para demolhar bacalhau, está no corte do bacalhau. Um corte aproveitando os lombos como aparece na fotografia, é o corte que melhor desempenho tem quanto à demolha do bacalhau, como as peças ficam muito bem divididas quanto à sua espessura, dessalgar o bacalhau com maior rigor.

Segundo passo, é organizar os utensílios para proceder com uma demolhar perfeita do seu bacalhau. Um recepiente suficientemente grande, para poder colocar o bacalhau e o dobro do peso do mesmo em água. Não se esqueça, que haverá trocas constantes de água, certifique-se que este processo é fácil.

Demolhar é simples! Partilhamos consigo neste post toda a informação que necessita.

Terceiro passo, passe as postas por água para retirar o sal da sua superfície.

Quarto passo, coloque as postas dentro do recipiente, com a pele virada para cima. Coloque água fria. É indicado, demolhar o bacalhau com água fria, em termos indicados 2ºC é uma temperatura excelente. Por vezes colocar o recipiente com o bacalhau a demolhar dentro de um frigorífico poderá ser uma solução. No verão, é extremamente importante esta questão, tenha muito cuidado, com ambientes com temperaturas demasiado elevadas. Quando o bacalhau é demolhado em ambiente com temperatura elevada, o mesmo acaba por apanhar “cheiro”, um típico cheiro de demolha mal conseguida.

Quinto passo, troque frequentemente a água. A água deve ser substituída 2 a 3 vezes por dia. A água tem um ponto de saturação de sal demasiado baixa, isto significa, que depois de saturar, não irá tirar mais sal ao bacalhau. Uma nova muda de água irá garantir que o processo de demolha é feito com rapidez.

Dessalgar Bacalhau

Sexto passo e último para demolhar bacalhau, passa por retirar o bacalhau demolhado do recipiente e coloque-o a escorrer. O tempo de demolha varia conforme a espessura das postas. Uma posta fina, de um peixe pequeno, poderá demorar no máximo 24 horas a demolhar, um lombo de um bacalhau Especial poderá demorar até 72 horas. Demolhar o bacalhau em excesso é algo que terá que evitar, a única forma é acompanhar, depois de algum tempo verá como é fácil controlar a demolha do seu bacalhau, tirando o sal do mesmo ao ponto.

Durante a demolha, poderá provar para certificar o ponto em que se encontra a demolha.

Como tirar o sal do bacalhau

Se demolhar bacalhau parece-lhe algo difícil, apresentamos o nosso bacalhau demolhado ultra congelado, onde a demolha é feita na perfeição.

Como demolhar caras de bacalhau?

As caras de bacalhau ao contrário do bacalhau inteiro é um produto que é vendido no estado salgado verde. Ou seja, tem um nível de humidade muito superior ao bacalhau inteiro salgado seco, e por sua vez muito sal grosso à superfície. O sal grosso aparece à superfície, porque as caras são conservadas em sal. Quando as mesmas se encontram em fábrica encontram-se envolvidas em sal para as preservar.

Demolhar caras de bacalhau é um pouco diferente que demolhar bacalhau inteiro. O ponto de partida é analisar se as mesmas cabem dentro do recipiente com água. Caso sejam demasiado grandes, terá que procurar um recipiente maior, ou cortar as caras. De seguida deve retirar o sal grosso que se encontra à superfície, lavando as caras em água corrente.

As caras de bacalhau, têm literalmente pouca carne. A sua demolha é relativamente rápida, entre 6 a 8 horas com duas mudas de água. Agora demolhar bacalhau ficou mais fácil!

caras de bacalhau

Caras de Bacalhau

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *