Como demolhar bacalhau é algo importante para quem acabou de comprar um excelente bacalhau salgado seco. Durante o período de verão é necessário ter muito cuidado ao demolhar bacalhau, poderá ficar com “odor intenso”. Contudo, iremos ajudá-lo a demolhar o seu bacalhau com qualidade e ao ponto de sal. Verá que é fácil e simples!
Como demolhar bacalhau passo a passo
A demolha do peixe salgado seco, aplica-se a todas as espécies. Todo o peixe salgado tem que ser demolhado antes de ser utilizado na cozinha. O excesso de sal para além de estragar o seu apetitoso cozinhado, também não é muito saudável. Daí ser de extrema importância a correta demolha do bacalhau.
O bacalhau salgado seco ou outro peixe salgado seco, terá que ser cortado antes de ser demolhado. Aconselha-se um corte onde os pedaços sejam uniformes em termos de espessura. Ou seja, o corte com aproveitamento do lombo é o mais indicado. Isto porque, a demolha será mais homogénea em toda a peça. A demolha ocorre mais rápida nas peças finas do que nas grossas.
Prepare alguns utensílios para a demolha, como por exemplo:
- Um recipiente suficiente grande para colocar o bacalhau cortado e colocar um bom volume de água. Procure um recipiente no mínimo o dobro do volume do bacalhau que pretende demolhar;
- Gelo em quantidade para as várias mudas de água. Uma sugestão, utilize duas ou mais garrafas de plástico vazia. Coloque água e congele.
Demolhar bacalhau : como fazer?
Comece por passar por água o bacalhau retirando o sal que se encontra à superfície, assim, a água inicial não ficará logo saturada. De seguida coloque o bacalhau com a pele para cima dentro do recipiente. Coloque água fria, quanto mais melhor. Coloque gelo, ou a garrafa com gelo.
A temperatura ideal da água para a demolha de bacalhau é de +2ºC. Se for oportuno, coloque o recipiente dentro do frigorífico durante todo o período de demolha. Embora devido à dimensão dos recipientes e à quantidade de bacalhau a demolhar, isto nem sempre é possível.
Um bacalhau que seja demolhado em água tépida, adquire um odor bastante desagradável. Não é prejudicial à saúde, mas é algo que devemos evitar, pois o odor irá permanecer até depois de cozinhado. A importância da temperatura da água é obrigatória para quem quer demolhar bacalhau.
Como demolhar bacalhau ao ponto de sal? Aqui é outro pormenor que merece a vossa atenção! A água tem um nível de saturação provocada pelo sal bastante baixa. Daí que a troca de água é aconselhável com a maior frequência possível, sendo 12 em 12 horas aceitável. Quanto mais frequente a muda de água, e quanto maior a quantidade de água, mais célere será a demolha.
Para auxiliar iremos dar alguns números indicativos. Contudo, com a prática irá gradualmente aperceber-se dos pontos de sal que melhor se adaptam a si e aos seus cozinhados.
Tempo para demolhar:
- Caras e desfiado de bacalhau: 12 horas
- Bacalhau e outras espécies: pedaços finos (rabos, badanas, e postas ou lombos finos) 24 horas
- Bacalhau e outras espécies: pedaços médios (badanas de peixe grande, e postas ou lombos médios) 36 horas
- Bacalhau e outras espécies: postas ou lombos grandes 48 horas
- Bacalhau e outras espécies: postas ou lombos jumbo 72 horas
Estamos ao vosso dispor para algum esclarecimento adicional sobre como demolhar bacalhau.