Caras de Bacalhau


Caras de Bacalhau

Caras de Bacalhau são salgadas a partir de peixe fresco, sendo vendidas no estado de salgado verde. O seu embalamento e armazenagem é por vezes difícil devido à oxidação que as caras de bacalhau sofrem. Recomenda-se uma armazenagem a temperatura controlada +1ºC a +4ºC, e um produto que em loja requer muito cuidado e acompanhamento.
O embalamento das Caras de Bacalhau poderá ser feito a granel em caixa ou em embagens individuais. É importante, caso estas sejam par revenda em supermercado que a legislação em vigor seja respeitada, sugerimos a leitura atenta da legislação sobre venda de caras de bacalhau a granel.

Caras de Bacalhau

Tamanhos disponíveis:
– Médias (350g a 500g);
– Grandes (500g a 1.000g);
– Jumbo (1.000g+);
Espécie: Gadus morhua
Zona de Captura: FAO 27
Dados para a Conservação: +1ºC a +4ºC
Validade do produto: 1 ano após embalado
Embalagens Disponíveis:
– a granel em caixa industrial 4 kg; 10 kg; 15 kg; e 25 kg;
– em embalagem especial cuvete; saco ou retrátil;

Como demolhar as Caras de Bacalhau?

Tal como o bacalhau, também as caras de bacalhau têm um conteúdo de sal muito elevado. Assim, terá que proceder com a demolha das mesmas para extrair o excesso de sal.
Devido às características das caras de bacalhau a sua demolha é bastante mais rápida do que o próprio bacalhau, pois a zona com carnal é diminuta. Assim é recomendado entre 12 a 18 horas para a demolha ficar no ponto.
A cara de bacalhau é composto maioritariamente por osso, com uma zona carnal bastante limitada o que faz com que a demolha seja bastante rápida. Contudo, devido a ser um produto que é vendido num estado semi-seco, a lavagem prévia para retirar o excesso de sal grosso que possa ter. Assim, evita a saturação prematura da água, e a demolha será efetuada com maior rapidez. Conforme já foi referido na demolha do bacalhau, a muda de água irá acelerar o processo de demolha.
Somente uma última nota para a temperatura da água, tal como no bacalhau, também com as caras de bacalhau devem procurar fazer a demolha em água fria, com temperatura a rondar os 2ºC.